terça-feira, 18 de maio de 2010

Alguns conceitos técnicos ...


A glicose-6-fosfato formada no início da glicólise pode ser desviada para a via das pentoses ou shunt da hexose-monofosfato (10% da glicose). Nesta via, a glicose-6-P sofre ação da G6Pdesidrogenase, formando a 6-fosfo-gluconato. Com isso há restauração do NADPH.
O NADPH tem por função:
•É coenzima da glutation-redutase , que assegura regeneração do glutation reduzido GSH . O GSH ( reduzido) é usado pela glutation peroxidase na eliminação do peróxido de hidrogênio ( oxidante potente) na hemácia evidanto a oxidação da membrana plasmática da hemácia, das globinas e proteínas estruturais ( que causaria grave instabilidade para a célula).
•É coenzima da metaemoglobina redutase acessória, que serve para manter o heme com ferro na forma reduzida Fe++. Na def. da G6PD, a metemoglobina (não reduzida), persiste e precipita formando os corpúsculos de Heinz ( lembre-se que estes predispõem a hemólise, pois é facilmente fagocitável).

2 comentários:

  1. professor rodrigo preciso de ajuda.meu filho tem apenas 3 meses e tem deficiência de g6pd,está doentinho,e a pediatra passou paracetamol para febre,nebulização com atrovent e berotec,e falou q caso a febre persista passará amoxilina,estou em dúvida tenho lido muito,mas....ele pode tomar amoxilina???vi q o paracetamol ta na sua lista de remédios q podem desencadear a hemólise.pode me ajudar esclarecendo essas dúvidas

    ResponderExcluir
  2. Meu filho sempre tomou e nunca apresentou problema algum.

    ResponderExcluir